domingo, 29 de dezembro de 2013

Esperança


Como já expressei outras vezes, apreciar a natureza coloca-me em sintonia com o divino. São instantes cheios de magia, como este em que uma pequena borboleta azul sobrevoou ao meu redor, pousando em vários locais perto de mim. Parecia posar para a câmera e não é a primeira vez que acontece. Por várias vezes em minhas caminhadas, meu desejo de registrar vários animais foi atendido surpreendentemente como uma aproximação oportuna, que me deixou sempre muito agradecida.


O que mais me fascina nesta foto é a beleza viva da borboleta delicadamente pousada em arbusto de folhas secas e machucadas. A sombra da borboleta suaviza a secura da folha. A beleza da imagem põe fim à amargura. Fez-me lembrar de esperança, que sempre oferece um novo cenário a uma realidade dura.


O que espero para 2014? Que as borboletas da vida nos façam sempre sorrir...


Cláudia Pinheiro Camargos - Fotografia (Sarzedo/MG, 27/12/13).

domingo, 1 de dezembro de 2013

Filhote do bem-te-vi





Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (23/11/13).

Filhote de tucano toco


Fotografia: Cláudia Pinheiro Camargos (Sarzedo/MG, 30/11/13).

Beija-flor rabo-branco-acanelado


x

Também conhecido como beija-flor rabo-branco-de-sobre-amarelo e limpa-casa, seu nome científico é Phaethornis pretrei.

Vez ou outra, esta beija-flor entra dentro de casa pela porta atravessando a sala até sair pela janela aberta. Às vezes, nos surpreende parando no ar bem em frente aos nossos rostos, quando estamos sentados no sofá ou descansando na rede da varanda. Visita, frequentemente o bebedouro de beija-flores e, nestas excursões, normalmente, é perseguido pelo beija-flor-tesoura, que, territorialista e mais agressivo, simplesmente “tomou posse” do bebedouro na varanda e persegue todos os outros beija-flores que se aproximam. Contudo, embora, sempre dócil, o beija-flor-rabo-branco-acanelado, estrategista, sempre arruma um jeitinho de degustar, também, da água adocicada.


O beija-flor-tesoura pousado no sino-dos-ventos (para ficar bem próximo do bebedouro).




Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Sarzedo/MG).