06/10/2012.
É temporada de jabuticaba, uma frutinha 100% brasileira, da árvore nativa da Mata Atlântica popularmente conhecida como jabuticabeira. Sua polpa branca é muito saborosa: doce, agrada tanto seres humanos de todas as idades, quanto várias outras espécies de nossa fauna. É a fruta preferida de muitos brasileiros.
06/10/2012.
O bom mesmo, é comer no pé, escolhendo as jabuticabas maiores. As frutas nascem no tronco e suas ramificações, desde a base até o topo dos galhos. Pessoas mais ágeis (e "em melhor forma física"), sobem na árvore e podem colher as frutas que crescem nos galhos mais altos (para quem não se arrisca, uma boa escada ajuda bastante). Daí é só encher bacias, sacolas e baldes.
Comer as frutas é viciante: não tem como chupar só uma jabuticaba. Quando começa, o difícil é parar. Ela é gostosa de engolir até o caroço (mastigar a semente não é bom: ela tem um sabor azedo). O grande problema é que o caroço provoca prisão de ventre. O ideal é cuspir a semente, mas nem todos resistem. Uma boa dica é de, antes de começar a chupar a polpa das frutas, mastigar e comer somente as cascas das seis primeiras jabuticabas (aproximadamente). Depois, pode apreciar à vontade a polpa das demais.
06/10/2012.
As árvores levam muito tempo para frutificar (uns quinze anos, aproximadamente). A safra ocorre umas duas vezes por ano: escassa entre fevereiro e abril e abundante no período entre agosto a novembro.
Aqui, no sítio, aves como sabiás, suiriris, sanhaços e periquitos fazem uma algazarra nas jabuticabeiras na época da safra.
Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma) na jabuticabeira. 06/10/12.
Saguis e caxinguelês também são espécies muito frequentes nas árvores.
01/10/2011.
As abelhas também apreciam a polpa doce da fruta.
Um outro atrativo da jabuticabeira são suas flores, cujo perfume marcante, muito agradável, exala-se por todo ambiente e atrai aves e insetos polinizadores.
05/10/2012.
05/10/2012.
Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Sarzedo, MG).