Pacífica, ela não costuma atacar as pessoas e quando perturbada, normalmente, foge pela vegetação. Contudo, se for acuada pode morder e a pessoa tem que buscar ajuda médica, imediatamente, porque seu veneno pode ser potencialmente perigoso. Para se defender, a cobra verde ataca com botes (que inclui golpes com a cabeça, mordida e injeção de veneno). Outra forma de defesa que ela, também, tem é soltar uma descarga cloacal, com a expulsão de fezes e de outras substâncias.
Esta cobra verde descansava, tranquilamente, em uma tarde de sol, em Sarzedo.
A cobra verde alimenta-se de lagartos, anfíbios, pequenos mamíferos e aves. Ovípora, coloca em média de 15 a 18 ovos. Vive em torno de 15 anos e seu comprimento, na idade adulta, é de, aproximadamente, 1metro.
Alguns cuidados podem evitar acidentes com as cobras verdes:
- Ao andar em matas, use botas e tenha muita atenção às árvores e arbustos.
- Preste bastante atenção onde você coloque as mãos e não as enfie em ocos de paus, tocas de tatu e cupinzeiros.
- Acima de tudo, lembre-se: as cobras são importantes animais no ciclo ecológico de nosso planeta e temos que respeitar o seu habitat!
Referências bibliográficas.
http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,86;16,cobra-verde.aspx
Fotografia Cobra Verde. Acervo pessoal.
Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos.
foi encontrada uma na rua Heitor Mendes Gonçalves Bairro:Vicentina São Leopoldo RS estava encima de um telhado cai no patio de um vizinho e ao atacar a vizinha ela foi morto mais a suspeita que aja mais no terreno dos fundos que são praticamente abandonados os donos não limpão
ResponderExcluirMuito interessante gostei das explicações foi muito útil
ResponderExcluirAchamos.1 adulta e um filhote
ResponderExcluirLevei uma mordida >.<
ResponderExcluirLevei um susto enorme quando uma apareceu por duas vezes, no mesmo dia, uma no pátio e outra aqui dentro de casa, fiquei preocupada por causa do meu filho pequeno...
ResponderExcluirMuito bom saber Heraldino camargo
ResponderExcluir