quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pororó-azul (Hamadryas arete)

Essa borboleta que fotografei hoje é da espécie Hamadryas arete (Doubleday, 1847). Seu nome popular é pororó-azul.  Gosto de chamá-la de “noite estrelada”: é o que nos remete o desenho da face dorsal de suas asas.





Já sua face ventral é negra com pintas vermelhas nas bordas inferiores.













Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

7 comentários:

  1. Uma igual a esta veio em meu quintal, tirei até umas fotos essa espécie é rara ou comum ? nunca tinha visto igual.

    ResponderExcluir
  2. apareceu uma aqui em casa hj. é linda e apesar de ser rara em grandes cidades, tinha uma aqui no quintal da minha casa. foi bom pq eu pude ficar olhando encantado pra ela durante alguns minutos, mas também foi ruim pq ela só veio até aqui pq derrubaram um pedacinho de mata que tinha aqui próximo.

    ResponderExcluir
  3. Não seria Hamadryas laodamia? Estaladeira estrelada?

    ResponderExcluir
  4. Essa borboleta apareceu hoje aqui, achei essa página, acho que ela gera da lagarta do limão que aqui em casa tinha algumas no pé de limão, elas ficam amontoadas uma nas outras daí eu não investiguei o resto do processo...

    ResponderExcluir
  5. CLAUDIO MARCIO DE CARVALHO18 de agosto de 2024 às 15:50

    Apareceu uma aqui em casa hoje, muito linda, ficou alguns minutos,era azul 💙, minutos antes do chá revelação,,,o que coincidiu com a fumaça azul 🫐💙,que é menino 😍,,,um bebê 😍🍼 menino 😂.

    ResponderExcluir
  6. CLAUDIO MARCIO DE CARVALHO18 de agosto de 2024 às 15:54

    Apareceu uma aqui em casa hoje, minutos antes do chá revelação, que acabou coincidindo com a fumaça azul,que é um bebê menino.

    ResponderExcluir