sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pata-de-vaca (Bauhinia variegata)


Bauhinia variegata

Esta espécie de pata-de-vaca, com flores rosas, brancas ou roxas, é natural da Índia e da China, mas adaptou-se bem à maior parte do território brasileiro. É uma árvore de médio porte (atingindo de 4 a 10m), de clima subtropical e tropical, pertencente à família Fabacae e ao gênero Bauhinia. Propaga-se por sementes. Sua floração exuberante, que ocorre no período de julho a outubro, atrai abelhas e aves como beija-flores, cambacicas, tuins, periquitos-de-encontro-amarelo dentre outras. 

Suas folhas de tamanho médio têm o formato de uma pata de vaca (daí seu nome popular). É conhecida também como unha-de-vaca e casco-de-vaca-lilás. 




Tanto suas folhas, como flores e casca têm importantes propriedades farmacêuticas para o tratamento da diabetes: pesquisas comprovaram que esta planta tem uma proteína semelhante à insulina (hormônio produzido no pâncreas, que é fundamental para o processo de controle da taxa de glicose no sangue). Os profissionais da área de saúde, no entanto, não recomendam a ingestão de seu chá sem uma prévia consulta médica, alertando que outros componentes da planta que podem trazer malefícios (há estudos que indicam que a pata-de-vaca possui receptores que ampliam os riscos de tumores de útero e de mama). 


Referências bibliográficas:

http://www.linearclipping.com.br/PDFs/1624544.pdf (A poderosa e perigosa pata-de-vaca. Carlos Tavares. Correio Brasiliense. 12/04/11).


Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Sarzedo/MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário