domingo, 13 de maio de 2012

Aves no Condomínio Serra dos Bandeirantes

Hoje, em um rápido passeio pelo Condomínio Serra dos Bandeirantes (Mário Campos/MG), fotografei algumas das aves que encontrei.


Dois pavões-azuis caminhavam tranquilamente em uma rua do condomínio.




Essa ave, originária do sul asiático, foi introduzida em muitas partes do mundo. Como foram parar por aqui, eu não sei, mas, livres pela rua, ciscavam pelos passeios gramados.





Encontrei uma solitária noivinha-branca, ave que é, também, popularmente conhecida como pombinha-das-almas, lavadeira, lavadeira-grande e noivinha. Seu nome científico é Xolmis velatus.






Bandos de anus-brancos e pombos-asa-branca sobrevoavam a região, pousando em árvores, no chão e nos fios da rede elétrica.








Havia, junto aos grupos de anus e pombos, um bando de melros-mineiros, ave também conhecida como chopim-do-brejo, pássaro-preto-do-brejo, pássaro-preto-soldado e dragão-do-brejo. Seu nome científico é Pseudoleistes guirahuro.






O melro-mineiro possui o canto forte e melodioso.





E, ainda, consegui fotografar um enorme gavião-caboclo (Buteogallus meridionalis), também conhecido como gavião-telha, gavião-fumaça, gavião-casaca-de-couro e gavião-tinga. Tudo isso em pouco mais de 20 minutos! Preciso fazer uns passeios com mais frequência pelo condomínio...



 

Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Mário Campos/MG, 15h07 a 15h34)








Nenhum comentário:

Postar um comentário