quinta-feira, 17 de maio de 2012

Inhotim: temos orgulho deste vizinho.



Situado em Brumadinho, a 23,4km de Sarzedo, o Inhotim, com sede em campus de 97 hectares, é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. É um complexo museu de arte contemporânea, que abriga, em pavilhões ou ao ar livre, obras de artistas de diferentes nacionalidades.





Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977.


Seus jardins, contudo, não são apenas um local para contemplação estética. O instituto se propõe como local para estudo, pesquisa, visando melhorias nas relações do ser humano com o ambiente, manutenção e preservação ecológica. O jardim botânico do Inhotim tem como missão “manter, propagar e propiciar estudos com o maior número possível de espécies botânicas, com ênfase em espécies ameaçadas, conservando recursos genéticos e dispondo tais espécies paisagisticamente, como forma de divulgar e sensibilizar sobre importância da biodiversidade vegetal para a sobrevivência humana”1.



Tamboril (Enterolobium contortisiliquum)
Árvore de grande porte e crescimento rápido da família Fabaceae. Ocorre no cerrado e na Mata Atlântica.


A proposta do Inhotim é um presente para biodiversidade de nossa região, situada em área de transição entre os biomas de mata atlântica e cerrado. Seus projetos contemplam e valorizam a riqueza de nosso ecossistema, além de fornecer importantes informações para subsidiar planos de manejo dos recursos naturais, visando a minimização dos impactos ambientais.




 

Dentre seus estudos, foi realizado o projeto “Resgate de algumas espécies vegetais encontradas em área de ampliação de cava da mineradora Itaminas S.A., em Sarzedo (MG)”, em parceria com Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. A proposta foi de aperfeiçoar metodologia e avaliar o sucesso de resgate do maior número possível de espécies vegetais presentes na mineradora2.

O Inhotim apresenta além de espécies da fauna e flora nativas, exemplares exóticos de vários locais do planeta, adaptados ao ecossistema local.


Garça-branca-grande (Ardea alba)


 

 


Marreco carolina (Aix sponsa)
Habitat: América do Norte a oeste de Cuba.






Ganso tolouse
"Este seu olhar, quando encontra o meu..." 3




 
Referências textuais:
3. Tom Jobim


 
Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Brumadinho, Inhotim, 12/05/2012).


Nenhum comentário:

Postar um comentário