sábado, 8 de setembro de 2012

Erva-botão (Eclipta alba)


Eclipta alba (L.) Hassk.

Espécie herbácea da família Asteraceae, conhecida popularmente como agrião-do-mato, coacica, coatiá, cravo-bravo, erva-botão, erva-lanceta, ervanço, lanceta, pimenta d'água, quebra-pedra, sucurima, suricuína, surucuína e tangaracá. De origem asiática, adaptou-se bem ao clima brasileiro, proliferando-se espontaneamente em nossos solos. (Em chinês é chamada de Han Lian Cao).




Suas flores brancas têm o formato de um botão de roupa (daí seu nome popular).




Tem propriedades farmacológicas, sendo usada na medicina popular para tratar alopecia, anemia, asma, cabelos grisalhos, calvície, cirrose, depressão do sistema imunológico, disenteria, hepatite, hemorragia, icterícia, inflamações, inquietações, insônia, pedras dos rins e da vesícula, problemas do baço, zunido nos ouvidos.


Referências bibliográficas:



Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Sarzedo/MG, Brasil).

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog e lhes dizer que estou produzindo um guia de plantas medicinais e gostaria de pedir sua autorização para utilizar algumas das imagens em minha publicação. As imagens pelas quais me interesso são as da erva-botão. Os créditos serão devidamente publicados dentro do projeto. Por gentileza encaminhe uma resposta para o e-mail:paula@2deditora.com.br

    Obrigada
    Paula Zanforlin

    ResponderExcluir
  2. Como posso adquiri essa planta?? Erva botão?? Preciso pro fígado.

    ResponderExcluir