sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mulungu

O mulungu é uma árvore nativa da Mata Atlântica, muito bonita, de floração vermelho vivo. Ela pertence a uma das maiores famílias botânicas: a Fabaceae, também conhecida como Leguminosae (leguminosas). A característica típica dessa família é apresentar o fruto do tipo legume (também conhecido com vagem). O mulungu é do gênero Erythrina (daí, seu outro nome popular: eritrina), facilmente identificada pelas suas folhas grandes, trifoliadas, com o pecíolo central mais longo e uma manguinha em cada folículo. No inverno, o mulungu perde todas as folhas e se cobre de flores vermelhas. Enquanto jovem, seu tronco e ramos são cobertos de espinhos. Existem várias espécies de mulungu (ou eritrina).

O mulungu é apreciado por seus efeitos medicinais: é um potente sedativo natural (tem excelente efeito calmante e age contra o stress), anti-hipertensivo (ajuda a reduzir a pressão arterial), antioxidante (tonifica, equilibra e fortalece o fígado).


Algumas espécies do mulungu e seus nomes populares:
Erythrina crista-galli: sananduva, corticeira, corticeira-do-banhado, crista-de-galo;
Erythrina falcata: corticeira-da-serra, bico-de-papagaio, mulungu;
Erythrina mulungu: mulungu-coral;
Erythrina speciosa: mulungu-do-litoral, mulungu-candelabro;
Erythrina velutina: suinã, mulungu, canivete, corticeira;
Erythrina verna: suinã, mulungu.

Outros nomes populares do mulungu: murungu, sapatinho-de-judeu, pau-coral, pau-imortal, muchocho, eritrina, amansa-senhor, capa-homem, comedoi (tupi).

Erythrina verna
A erythrina verna (vulgarmente conhecida como suinã ou mulungu) atinge grande porte (entre 10 a 20 metros). Suas folhas são grandes (de até 12 cm), compostas, trifoliadas. Devido ao seu grande porte, é a eritrina menos usada em paisagismo.






Maritacas comendo folhas do mulungu (Parque Ecológico de Sarzedo)


A erythrinaspeciosa (vulgarmente conhecida como mulungu-do-litoral ou mulungu-candelabro) é uma das mais belas árvores brasileiras. Apresenta inflorescência em forma de candelabro, composta por vistosas flores vermelhas. Durante a floração, que ocorre no final do inverno e princípio da primavera, a árvore permanece destituída de folhagem. Suas folhas grandes, em formato de losango, caem no inverno. Essa espécie de mulungu atinge de 3 a 5 metros e é muito apreciada em projetos paisagísticos. Além de encantar a todos por sua beleza, essa árvore produz boa sombra no verão e permite uma ótima passagem de luz no inverno. Suas flores vistosas atraem os beija-flores.




Referências Bibliográficas:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Erythrina
http://pt.azarius.net/smartshop/relaxing/herbs/mulungu/
CAMARGO, Maria Thereza L. A. Contribuição ao estudo etnobotânico de plantas do gênero Erythrina usadas em rituais de religiões afro-brasileiras. http://www.aguaforte.com/herbarium/Erythrina.html
ARAÚJO, Paulo V; CARVALHO, Maria P.; RAMOS Manuela D. L. Desenhada para pássaros. http://dias-com-arvores.blogspot.com/2005/06/desenhada-para-pssaros.html
CEPEN. Lista de Árvores Nativas do Brasil. http://www.cepen.com.br/arvore_nat_list.htm
Fotografias tiradas em Sarzedo, 2010/2011. Acervo pessoal. Cláudia Pinheiro Camargos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário