sábado, 27 de agosto de 2011

Parque Municipal de Sarzedo


Em 2010, a Prefeitura de Sarzedo adquiriu a área do antigo Balneário Verde Gaio com a proposta de transformá-la em uma área de lazer para os moradores da cidade. Ao apresentar a aquisição do terreno no site oficial, a Prefeitura convidou os cidadãos a darem sugestões para serem adaptadas ao projeto sobre o que será implantado no local.

Alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal foram convidados a desenvolverem projetos sobre a utilização do espaço, através da construção de maquetes, participando do “Concurso Parque Municipal de Sarzedo: Vamos recebê-lo de braços abertos!”.



Cada escola selecionou entre seus alunos uma maquete para participar do concurso. Os autores das maquetes escolhidas foram condecorados com medalhas. Selecionar entre as maquetes enviadas para o concurso as três que deveriam receber a premiação proposta foi uma tarefa árdua para a comissão do concurso, tendo em vista que todas se destacaram apresentando ideias muito interessantes, que deveriam ser consideradas com muito carinho pelos responsáveis na construção do projeto do Parque Municipal.






Fotografei e registrei algumas das ideias apresentadas pelos alunos, que seguem abaixo para apreciação de todos. Fiquei muito feliz com o alto nível de conscientização ambiental apresentado. Parabéns a todos que investiram nessas ideias!


1º ponto: A maioria dos trabalhos enfocou a existência de espécies em liberdade no parque. Isso, para mim, foi um ponto significativo, pois nada mais belo do que observar uma espécie em integração com a natureza...




2º ponto: Propostas de locais de recuperação, valorização e preservação da fauna e flora local.


Os borboletários


Estufa


3º ponto: haver no local uma escola de educação ambiental. Adorei a ideia!



4º ponto: integrar a área do parque a áreas ambientais vizinhas (montanha com reserva ambiental e Lagoa da Petrobrás) com trilhas de acesso a elas.


Ponte para pedestre sobre o Ribeirão Sarzedo:






Pista de caminhada no entorno da Lagoa da Petrobrás:



5º ponto: Ecoarte



6º ponto: o ideal da recuperação dos recursos hídricos do local.




Isso é apenas parte do material. Nos projetos há, ainda, muito mais ações, todas focando a consciência ambiental e a responsabilidade social. Mais ideias das crianças que participaram do concurso estão expostas na apresentação desenvolvida para o evento do concurso, sob o título "O parque ecológico de Sarzedo no imaginário das crianças."







Um comentário: