domingo, 21 de agosto de 2011

Cobra verde


O nome científico da cobra verde é Philodryas olfersii. Ela apresenta uma coloração verde com uma faixa longitudinal marrom ocre no dorso, que vai da cabeça até a cauda. A parte de cima de sua cabeça também é marrom ocre e uma pequena faixa preta marca a região de seus olhos. Seu habitat natural é o Cerrado e a Floresta. De hábito diurno, podemos encontrá-la em árvores, arbustos ou no chão, como nossa amiga da fotografia. Muitas pessoas acham que ela é inofensiva, mas ela é uma cobra peçonhenta, isto é, venenosa. Nesta espécie, um dente de veneno fica situado no fundo da boca, na maxila superior, por isso ela não pica, morde. Esta posição de seu dente dificulta a inoculação do veneno, no entanto, enquanto morde a presa, o veneno se solta por um sulco no dente, sua saliva escorre e pode penetrar em sua vítima.

Pacífica, ela não costuma atacar as pessoas e quando perturbada, normalmente, foge pela vegetação. Contudo, se for acuada pode morder e a pessoa tem que buscar ajuda médica, imediatamente, porque seu veneno pode ser potencialmente perigoso. Para se defender, a cobra verde ataca com botes (que inclui golpes com a cabeça, mordida e injeção de veneno). Outra forma de defesa que ela, também, tem é soltar uma descarga cloacal, com a expulsão de fezes e de outras substâncias.


Esta cobra verde descansava, tranquilamente, em uma tarde de sol, em Sarzedo.

A cobra verde alimenta-se de lagartos, anfíbios, pequenos mamíferos e aves. Ovípora, coloca em média de 15 a 18 ovos. Vive em torno de 15 anos e seu comprimento, na idade adulta, é de, aproximadamente, 1metro.

Alguns cuidados podem evitar acidentes com as cobras verdes:

- Ao andar em matas, use botas e tenha muita atenção às árvores e arbustos.
- Preste bastante atenção onde você coloque as mãos e não as enfie em ocos de paus, tocas de tatu e cupinzeiros.

- Acima de tudo, lembre-se: as cobras são importantes animais no ciclo ecológico de nosso planeta e temos que respeitar o seu habitat!

Referências bibliográficas.

http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,86;16,cobra-verde.aspx
Fotografia Cobra Verde. Acervo pessoal.

Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos.

5 comentários:

  1. foi encontrada uma na rua Heitor Mendes Gonçalves Bairro:Vicentina São Leopoldo RS estava encima de um telhado cai no patio de um vizinho e ao atacar a vizinha ela foi morto mais a suspeita que aja mais no terreno dos fundos que são praticamente abandonados os donos não limpão

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante gostei das explicações foi muito útil

    ResponderExcluir
  3. Levei um susto enorme quando uma apareceu por duas vezes, no mesmo dia, uma no pátio e outra aqui dentro de casa, fiquei preocupada por causa do meu filho pequeno...

    ResponderExcluir