domingo, 25 de dezembro de 2011

As cores do tucanuçu




Percebemos que um tucanuçu está pelas redondezas pelo seu piado característico (“croc-croc”) ou, quando cruza o nosso campo visual, pela sua presença marcante. Além de ser uma ave grande, de bico imponente, seu colorido é de tirar o fôlego.





Essa espécie de tucano tem o bico de um alaranjado bem vibrante, com uma borda preta, bem definida, que separa o bico da cabeça.  Na ponta superior do bico há uma mancha preta em forma de gota invertida. Uma faixa vermelha margeia a parte superior do bico. Sua face e papo são da cor branca; a esclera, azul-anil e a íris, negra. A pele em torno de seus olhos é alaranjada.






A plumagem do tucano é preta; o uropígio, branco e o crisso, vermelho.






Fotografar um tucanuçu por aqui não é uma missão fácil, tendo em vista que, sempre que surge, esse predador de ovos e filhotes de outras aves vem perseguido pelos pássaros que tentam defender seus ninhos. Por causa disso, ele permanece por um curto período pousado nos galhos de uma árvore e, geralmente, seus próximos voos são longos, para locais mais distantes. Quando chega determinado em saquear um ninho, suas investidas costumam ser rápidas e certeiras.









Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário