quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Socozinho




Essa espécie de ave tem aparecido muito na região nos últimos meses. O Jefferson fotografou uma delas em Ibirité, e, eu consegui registrar, aqui, em Sarzedo, uma em vôo e outra pousada às margens do Ribeirão Sarzedo. O nome desse pássaro é socozinho. Essa é a menor das espécies de socó. Também é conhecido como socó-i, socó-estudante, socó-mirim, socó-tripa e garça-verde. Seu nome científico é Butorides striatus.



É uma ave carnívora. Alimenta-se de peixes e outros animais aquáticos, como crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis e insetos aquáticos (imagos e larvas). Pertence à família Ardeidae, que inclui também as garças.





De hábitos migratórios, busca qualquer lugar que haja água. Vive em áreas úmidas, como os brejos, pântanos, manguezais, beiras de lagoas e também regiões florestais. É de hábitos solitários, vivendo sozinho o ano inteiro. No período reprodutivo, costuma fazer o seu ninho sobre árvores ou arbustos nos brejais, isolado até mesmo das demais aves da espécie. É raro encontrar colônias desse socó. Costuma esconder-se na região ribeirinha: pousado em galhos, mescla-se à vegetação e, camuflado com a folhagem, fica praticamente invisível. Ótimo, para quem não quer ser incomodado, não? Para dormir, não volta a cabeça para trás, mantendo o bico voltado para frente (Sempre alerta, nada de esconder a cabeça!). Tem uma forma de caminhar característica: anda como se estivesse agachado, dobrando suas pernas amarelas, esgueirando-se a passos largos, como se observasse um perigo ou esperasse uma oportunidade.



Ao contrário de mim, esta ave gosta de dias chuvosos e escuros.





Referências bibliográficas:

















Fotografias:

Cláudia Pinheiro Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário