quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Borboleta verde (Siproeta stelenes)





As borboletas verdes dessa espécie são conhecidas como malaquitas (que também é o nome de uma pedra preciosa verde). Pertencem à família Nymphalidae. São lindas, estejam com as asas abertas ou fechadas.



 


De asas abertas, chamam a atenção por seu colorido verde e preto.




Quando fecham as asas, são brancas,
com discretos rajados amarelos em suas asas em um mesmo tom de seus enormes olhos.




É interessante essa dualidade do colorido de seu corpo: na parte superior, negro e na parte inferior, branco.







Tem um período do ano que elas costumam aparecer aqui com muita frequência (pelas datas das minhas fotografias deve ser entre julho a setembro). Nessa época, encontro-as geralmente na matinha, pousadas em plantas de folhagens grandes.






Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

7 comentários:

  1. Aqui na cidade de Morretes-PR fotografei uma em maio/2018.

    ResponderExcluir
  2. Hoje está nos visitando em Gravataí RS. Como será o aspecto da lagarta?

    ResponderExcluir
  3. Apesar de reservas florestais próximo ao reservatório de Guarapiranga, é muito raro ver a Siproeta stelenes. mas de vez em quando aparece.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Governador Valadares (MG) fotografei essa espécie
    hoje, pousada, de asas fechadas. Nunca havia visto antes aqui na cidade. Meu Insta: junioroliveira8267

    ResponderExcluir
  5. Hj à tarde estava rezando o terço de São Miguel Arcanjo pedindo uma Graça e pedia com muita fé pois estou passando por algumas tribulacão no final do terço dediquei a Deus e Virgem Maria e ao termina olhei pra Varanda de minha casa havia uma borbobela essa da foto fiquei maravilhada pois nunca tinha passado por essa experiência mas sei que Deus faz sua sublime humilde desenha obras e seres perfeito e ai eu percebi o quanto Deus mimama esse ser tão inperfeito e quanto eu preciso agradecer mas do que murmura essa borboleta mim diz que dificuldades problemas ñ vai deixar de existir mas o Amor de Deus é Supremo diante deles e sua magnitude então agradeco a Deus por essa experiência.

    ResponderExcluir
  6. Linda hoje ela apareceu na minha casa!
    Nunca tinha visto, parece que ela mora por aqui, estávamos fazendo obra no quintal e tem muita planta ela não saiu de perto ficou rodeado o lugar e consegui tirar foto e fazer um vídeo !♥️

    ResponderExcluir