quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aranhas


Essa é verdinha e tem olhos vermelhos...











Essa espécie de aranha é minúscula...





No verão, a mata é invadida por essa espécie de aranha. Elas surgem em grande quantidade e fazem teias muito bem elaboradas...




Têm a cabeça branca e o corpo pintado com bolinhas brancas.



















4 comentários:

  1. Amigo, voce sabe a especie da aranha da quarta foto (numa rosa roxa), minuscula, aqui tem bastante e queria saber mais sobre ela. As patas da frente sao enormes comparando com as de tras. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui também temos muitas aranhas desta espécie. Ela é popularmente conhecida como aranha-caranguejo-das-flores. A espécie é Misumena vatia. As patas da frente são bem maiores que as restantes e são mantidas abertas para pegar suas presas (insetos desprevenidos que vão se alimentar do néctar das flores). Outra curiosidade desta aranha é que ela pode mudar sua coloração em alguns dias para se igualar à coloração da flor.

      Abraços,
      Cláudia.

      Excluir
  2. opa, sabe informar qual é a da 6ª foto? tem uma q eu olho que é quase idêntica a essa, mas a cabeça dela não é tão grande e nem branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tiffany!

      A 6ª aranha é da espécie Nephila clavipes. Conhecida popularmente como “aranha de teia”, devido ao fato das fêmeas desta espécie construírem teias enormes. É a aranha que mais avisto por aqui, talvez pelo fato que suas teias, realmente, chamam muito a atenção. Inclusive, já escrevi sobre ela neste blog:

      http://sarzedoecologia.blogspot.com.br/2011/12/aranha-de-teia-nephila-clavipes.html.

      Abraços,

      Cláudia.

      Excluir