sábado, 15 de outubro de 2011

Ariramba-de-cauda-ruiva


Em junho deste ano, tirei as fotos desse “beija-flor”, pousado bem em frente à minha janela, o qual achei bastante diferente. Bem... não errei muito na denominação, tendo em vista que esse pássaro também leva os nomes de beija-flor-d'água, beija-flor-da-mata-virgem, beija-flor-do-mato-virgem e beija-flor-grande.






Embora, a primeira vista, realmente, essa ave pareça um beija-flor (devido ao seu bico longo e fino e às suas cores brilhantes), ela não é da mesma família dos beija-flores: pertence à família Galbulidae (já os beija-flores – colibris - pertencem à família Trochilidae).







No wiki-aves eu a localizei como ariramba-da-cauda-ruiva, mas essa ave, ainda, possui outros nomes populares: ariramba-de-cauda-castanha, bico-de-agulha, bico-de-agulha-de-rabo-vermelho, bico-de-sovela, cuitelão, fura-barreira(PE), fura-barriga(PE), guainumbi-guaçu, sovelão(MG) e barra-do-dia (MA).










O nome científico da ariramba-da-cauda-ruiva é Galbula ruficauda. Nos machos, a garganta é branca; já nas fêmeas e nos jovens machos, ela é da cor de ferrugem. Logo, a ave da foto ou é uma fêmea ou um macho ainda jovem.








Esse pássaro tem um canto bem característico: soa como uma risada aguda, que começa espaçada, mas vai se acelerando e ficando cada vez mais aguda.





Referências bibliográficas:

Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

Um comentário: