quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Problemas ambientais em foco


Os links abaixo dão acesso a conteúdos de audiências que foram realizadas, respectivamente, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados, e tratam de temáticas ambientais que envolvem diretamente o município de Sarzedo.


O primeiro link refere-se à audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais que ocorreu no dia 27 de setembro deste ano. A mesma levantou um grande problema ambiental que, atualmente, preocupa os moradores do município: a emissão de poluentes pela empresa Ecosteel Indústria de Beneficiamentos Ltda.



A Ecosteel trabalha na readequação e reaproveitamento da lama aciaria, um subproduto siderúrgico. Contudo, desde o início de suas atividades, moradores de Sarzedo têm se queixado da dispersão de material poluente. Um pó oriundo das atividades da empresa acumula-se visivelmente nas casas e veículos das redondezas. Há queixas de que os veículos que transportam o material produzido dispersam esse pó em sua movimentação. Em relação aos problemas de saúde que podem decorrer desses poluentes, há, também, muitas preocupações. Na audiência, o diretor da Associação de Moradores do Bairro Riacho da Mata, Wander Nascentes Pereira, relatou o caso de um morador falecido em agosto deste ano em decorrência de problemas respiratórios.



Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado no mês de setembro entre a empresa e a Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), determinando que a empresa realize 11 adequações ambientais até dezembro deste ano. Autoridades do município defendem que caso todas essas adequações não sejam realizadas neste prazo determinado, a Ecosteel deve ser fechada ou transferida. Isso espelha a angústia quanto à urgência da melhoria na qualidade de vida da comunidade e pela minimização dos impactos ambientais.



Para ver a matéria completa, acesse o link:


http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2011/09/27_comissao_meio_ambiente_fabrica_sarzedo.html






Outro problema em debate - já abordado nesse blog - é a poluição na Lagoa da Petrobrás. Em audiência realizada no dia 14 de junho deste ano na Câmara dos Deputados, autoridades debateram sobre a gravidade da questão e a responsabilização de cada agente no processo de limpeza da lagoa.


Muito importante, também, conferir o material:


http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cmads/notastaq/nt14062011

Nenhum comentário:

Postar um comentário