domingo, 30 de outubro de 2011

Imagens do fim de semana


A chegada da chuva trouxe o verde de volta. A área que foi castigada pela queimada já está praticamente toda coberta de vegetação nova. Apareceram vários lírios-do-mato no local.










Algumas, ainda, estão em botão, outras já abriram suas flores, que são muito bonitas e atraem animais polinizadores como os beija-flores e as abelhas.










Várias espécies de flores do mato colorem, ainda mais, o cenário.










E os insetos estão de volta! Alguns, já velhos conhecidos...










Outros, novidades ao meu olhar...




... estranhos...




...engraçados...


A cada volta que dou com minha câmara sempre aparece algo surpreendente.








Muito interessante essa joaninha! Ela é preta, com bolinhas prateadas e a carapaça é transparente nas laterais de todo o corpo, formando uma espécie de “capa de chuva”. Quando ela voa, seu prateado reluz. Essa daí está com um pequeno inseto grudado na carapaça.



Muitas dessa espécie de planta tinham como visitante uma formiga, que sugava, principalmente, as flores de coloração verde.





Fiquei intrigada com o comportamento das formigas. Depois que sugavam as flores, elas ficavam um tempo paralisadas, com o abdômen contraído (como se estivessem sentadas).





Depois de um tempo paradas, as formigas voltavam a sugar as flores e o comportamento se repetia.






Esse besouro verde estava de pernas para o ar. Lembrei-me da minha amiga, Barbara, que, quando era criança, passava horas no sítio da família dela “salvando” os besouros. Quando o coloquei de pé, ele pareceu-me bastante cansado. Joguei um pouquinho de água nele. Acho que o besouro estava com muita sede, pois se fartou na pocinha d’água.






Depois, ficou forte e foi tratando de “tirar o time de campo”.





Voou para o chão e logo encontrou um matinho.



Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário