domingo, 16 de outubro de 2011

Frango-d’água-comum


Hoje, avistei um grupo dessa ave na Cachoeira Santa Rosa de Lima. Fiquei incerta sobre que espécie era essa: o que estava de pé, ao longe, no meio da cachoeira, sobre as pedras, parecia uma galinha...








Entretanto, um grupo acima da barragem, nadava como um pato.







Observei-os ao longe. Quando tentei me aproximar, o grupo assustado escondeu-se na vegetação do outro lado da margem. As fotos não ficaram muito boas, mas deu para registrar as principais características dessa ave, que, ao pesquisar, descobri que trata-se do frango-d’água-comum, espécie da família Rallidae, cujo nome científico é Gallinula galeata.









O frango-d’água é uma espécie aquática muito comum no Brasil, não sendo, contudo, muito freqüente na Floresta Amazônica nem no Pantanal. Eu, também, nunca tinha parado para reparar nessa ave, para mim, tudo era “pato” e ponto final. Mas postar as fotos nesse blog sobre os animais que avisto aqui no município, levou-me a essa curiosidade sobre que espécie acabei de encontrar.










Essa ave aqui é também conhecida como galinha-d’água, jaçanã-galo (Nordeste) e peituda (Rio de Janeiro). Embora, de longe, pareça negro, o frango-d’água-comum é da cor cinza escura, com uma série de linhas brancas, largas, abaixo da asa fechada, pernas e pés amarelados. Junto ao corpo, a perna é vermelha. O bico é amarelo, mas só a ponta do mesmo é visível. Sobre o bico e na parte frontal da cabeça, a ave tem um escudo vermelho.












Referência bibliográfica:




Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário