domingo, 16 de outubro de 2011

Saí-andorinha


Hoje, à tarde, consegui fotografar, um casal de uma das espécies de aves mais bonitas de nosso país: o saí-andorinha, cujo nome científico é Tersina viridis.



saí-andorinha macho




saí-andorinha fêmea




Eles estavam pousados numa das árvores que queimou no incêndio. Acasalaram-se algumas vezes (tomara que construam seu ninho por aqui!).







O saí-andorinha macho é azul brilhante, com a cara e a garganta negras. O centro da barriga é branca e na plumagem azul, nas laterais da barriga, há uma série de riscas escuras.











O saí-andorinha fêmea é verde, com um tom brilhante nas costas e amarelado nas partes inferiores. A barriga é amarelada no centro e assim como acontece na plumagem do macho, nas laterais de sua barriga, há uma série de riscas escuras. O saí-andorinha macho jovem também é esverdeado como a fêmea.









Essa ave tem o formato da cabeça e do corpo peculiares. Seu bico é curto, terminando numa pequena ponta, com uma boca grande e larga.










Alimenta-se de insetos e frutos. Busca áreas onde existam árvores de suas frutas preferidas (como os figos). Os frutos com caroço muito grande para ser engolido tem a polpa retirada no esôfago e são cuspidos, o que faz dessa ave uma excelente dispersora de sementes.









Referências bibliográficas:





Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos


Nenhum comentário:

Postar um comentário