domingo, 23 de outubro de 2011

Pomba-asa-branca




Distingue-se das outras pombas por apresentar uma faixa branca na parte inferior da asa (daí seu nome popular).



Também conhecida como pombão, legítima-mineira, pomba-do-ar, pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó e pomba-verdadeira. Seu nome científico é Patagioenas picazuro.





Espécie consagrada pela cultura popular. Quem nunca ouviu a música “Asa-branca” de Luiz Gonzaga?



Quando oiei a terra ardendo
Qua fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus oio
Se espaiar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração”



Seu canto é profundo e rouco: “gu-gu-guuu...”



Referências bibliográficas:



Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário