sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Suiriri


Hoje, eu, finalmente, descobri o nome de um passarinho, que eu vivia confundindo com o bem-te-vi. Ele é muito frequente por aqui: o suiriri (também chamado de siriri).







Seu nome científico é Tyrannus melancholicus. Melancholicus não sei por quê, já que sua vocalização parece uma risadinha aguda (seu nome popular é uma onomatopéia de sua vocalização: “si-ri-ri”).







 

Ele pode ser confundido com o suiriri-de-cabeça-branca, mas uma característica sua permite diferenciá-los: o suiriri tem uns tons cinza “encardidos” invadindo o amarelo de seu peito.








Um fato curioso sobre o suiriri é que ele costuma escolher o mesmo lugar e horários para os seus gorjeios, mesmo em época diferentes do ano: esse suiriri aqui parece que escolheu essa árvore de nosso jardim, pois a visita, sempre, à tarde. 









O suiriri dessas fotografias dava voos rasantes para capturar insetos no ar. Depois de apanhar sua presa, ele voltava para os galhos da mesma árvore, nem se incomodando em ser fotografado. Dessa forma, consegui clicá-lo de vários ângulos...









Esse aqui é o seu primo, bem-te-vi (eles pertencem à mesma família: a dos tiranídeos).













Referência bibliográfica:


Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (fotografias tiradas hoje, 07/10/2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário